terça-feira, 20 de setembro de 2011

Navegação pela Rede


Ao navegar pelo Portal do Professor percebi que este site é bem organizado e rico em materiais para uso dos professores. Eu entrei em todos os ícones e não me perdi durante a navegação. Para retornar às páginas iniciais é bem fácil, há ícones que é só clicar e ele retorna. Na busca que realizei pelo site, é possível selecionar o tema, o nível de ensino, entre outras opções, o que facilita muito.
Já em relação a navegação livre busquei alguns resultados no google, porém encontrei páginas fora do ar, com muitas propagandas, e muitas não tratavam exatamente do assunto que eu buscava. Tive a impressão que “navegar a deriva” ocupou mais meu tempo e não me trouxe os resultados esperados, porém acrescentou a possibilidade de conhecer outros assuntos relacionados ao tema principal.
Buscando o significado de “hipertexto” através da pesquisa na Internet aprendi que o hipertexto é um texto digital e nele há a possibilidade de colocar links que levam a outros textos, imagens, sons, complementando o texto e fazendo relações, agregando diversos conhecimentos. Assim, o usuário interage com a tecnologia, ampliando sua teia de saberes.
Na definição da Wikipedia:
Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal,ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal.”
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto.    Acesso em 17/09/2011, 09h28.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário