terça-feira, 20 de setembro de 2011

Trabalho por Projetos

Após realizar a leitura do texto solicitado, pude perceber as muitas possibilidades de ações que a prática pedagógica através dos projetos oferece.
Nesta concepção, o aluno adquire competências para formular e equacionar problemas, definir direções. Ele é o pesquisador / autor e tem oportunidade de escolha, o que sustenta a motivação para o aprendizado. Este aspecto é muito importante, pois atualmente percebo nas salas de aula a falta de interesse e motivação, que geram, inclusive, atitudes de indisciplina.
O ensino por projetos não é um ensino de massa. Assim, os alunos exploram os conteúdos no seu ritmo próprio e geram conhecimentos, desempenhando um papel ativo na construção do conhecimento.
O uso de tecnologias é um recurso enriquecedor, proporciona a interatividade entre os participantes e dá acesso ao que está distante e invisível.
Já o professor tem as atribuições de ativar a aprendizagem, fazer a articulação da prática, orientar os projetos e coordena conhecimentos específicos de sua formação. Ele orienta os educandos e trabalha coletivamente com outros professores.
Acredito que o uso da tecnologia tem muito a contribuir para a educação, bem como o ensino por projetos. Contudo, para realizá-lo é imprescindível haver planejamento e parcerias para iniciar esse trabalho diferenciado.

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