terça-feira, 20 de setembro de 2011

Reflexões Iniciais

Desafios da nova Educação
Nos dias atuais, diante da nova cultura da aprendizagem, do novo perfil de educando e de educador, é necessário que o professor busque novos aprendizados, a produção e a gestão do conhecimento; desenvolvendo, assim, diferentes modos de buscar a informação atual, de comunicar, de ensinar e isto possibilita a criação de melhores condições de aprendizagem para seus alunos.
A nova cultura da aprendizagem torna a produção e o conhecimento mais acessíveis e isto demanda uma maior competência cognitiva dos leitores, porque diante de tantas informações, o que realmente é conhecimento? É necessário ter uma leitura crítica para haver o discernimento. Assim, transforma-se a informação em conhecimento para a resolução de problemas.
Aí encontramos um desafio para o sistema educacional vigente, pois a instituição escolar deve formar alunos que busquem e selecionem as informações, que produzam conhecimentos, resolvam problemas, aprendam a aprender. O aprendizado torna-se contínuo e a escola deixa de ser aquela escola de antigamente. Ela deixou de ser a primeira fonte de conhecimentos para os alunos e, na nova concepção, deve ajudar os alunos a construir seu próprio ponto de vista.
Assim, hoje temos uma incerteza intelectual e pessoal, não há saberes absolutos. Dialogamos com a incerteza.
Os alunos têm participação ativa nesta concepção, são autores e resolvem problemas, produzem textos e desenvolvem projetos que vão além dos muros da escola com o uso dos recursos tecnológicos.
Teremos num curto espaço de tempo novas formas de ensinar e de aprender dentro da escola. E esta não será mais transmissora de conhecimentos, mas sim gestora deles.
A capacitação dos professores é uma condição para que ocorra a modernização das salas de aula. Fico contente de estar aqui, justamente num curso de capacitação que utiliza tecnologia na educação, e que me auxiliará a agir e refletir sobre a educação do futuro. Um futuro que não está tão distante assim...

Nenhum comentário:

Postar um comentário